5 benefícios do ácido fólico que você não sabia

O ácido fólico, também conhecido como vitamina B9, é uma das vitaminas essenciais para o nosso organismo, já que desempenha um papel importante na cópia e síntese do DNA, a produção de novas células e a manutenção de um sistema imunológico saudável. Por ser uma vitamina do grupo B, está presente em grande quantidade de alimentos, principalmente verduras e legumes, e, juntamente com outros nutrientes, ajuda a manter um estilo de vida saudável. Com isso, é possível que haja uma multidão de benefícios do ácido fólico que não sabia. Descúbrelos todos em seguida.


Diversos estudos demonstraram que uma dieta rica em ácido fólico pode ajudar a prevenir o câncer, doenças do coração, defeitos no nascimento e anemia, entre outras doenças. Além disso, tenha em conta que uma deficiência de ácido fólico ou vitamina B9, pode provocar graves consequências no nosso metabolismo, como por exemplo, maior risco de desenvolver um câncer, doenças neurodegenerativas, ao nascer, alterações de humor ou irritabilidade, fadiga ou cansaço excessivo, etc.


Agora, é hora de plantees a seguinte pergunta: o tomas suficiente de ácido fólico? Se quiser saber mais sobre os usos e propriedades do ácido fólico, assim como todos os seus benefícios para a saúde, não hesite em continue lendo este especial:


1. Supõe uma ajuda essencial para a gravidez


Ao participar activamente na produção de novas células, o ácido fólico é um nutriente indispensável para as mulheres grávidas, já que previne inúmeras complicações durante a gestação, como defeitos no tubo neural do feto, a espinha bífida, a anancefalia, malformações nos genitais ou problemas do coração.

VGstockstudio

VGstockstudio || Shutterstock


2. Ajuda a assimilar o ferro, a vitamina B12 e os aminoácidos


Como mencionado anteriormente, uma deficiência de ácido fólico pode causaranemia, o que ocorre devido a um funcionamento deficiente dos glóbulos vermelhos. A vitamina B9 desempenha um papel importante na assimilação do ferro no nosso organismo. Também na absorção da vitamina B12, o que permite melhorar as funções do nosso cérebro e reduzir o risco de desenvolver problemas neurológicos irreversíveis.


3. Pode prevenir o câncer


Você sabia que os baixos níveis de ácido fólico estão associados a um maior risco de câncer de cólon, de mama ou pulmão? Por isso, um consumo adequado desta vitamina ajuda o nosso corpo a desenvolver a proteção necessária para evitar diversos tipos de câncer.

Crevis || Shutterstock

Crevis || Shutterstock


4. Protege o coração


Ao igual que outras vitaminas do grupo B, como a vitamina B6 ou a vitamina B12, o ácido fólico reduz de forma surpreendente os níveis de homocisteína do sangue, um composto químico que é geralmente associada com um maior risco de sofrer ataques cardíacos. Além disso, ao se diminuir a quantidade de homocisteína no nosso organismo, melhora o processo de assimilação dos minerais e as atividades antioxidantes.


5. Previne o Alzheimer e a demência


Ligado à característica anterior, o ácido fólico também ajuda a reduzir o risco de sofrer de doenças mentais, como a doença de Alzheimer ou demência senil, graças à sua capacidade de reduzir os níveis de homocisteína no sangue. De fato, diversas pesquisas científicas foram encontradas relações entre a deficiência de ácido fólico e as funções cognitivas deficientes. A vitamina B9 é também considerado um bom remédio natural contra a depressão ou a ansiedade.


Demência senil


Você se surpreenderam estes 5 benefícios do ácido fólico que te temos mostrado? Agora, já não terá desculpa para incorporar na sua dieta alimentos ricos em ácido fólico, ou vitamina B9, como espinafre, brócolis, aspargos, o fígado de vitela ou legumes.


Se você está pensando em ficar grávida, a melhor opção é consultar com seu médico qualquer dúvida que você tenha sobre o consumo de ácido fólico na gravidez, já que é possível que você precise tomar suplementos desta vitamina, antes ou durante a gestação.


Para saber mais acesse: https://oblogdapaty.com/quitoplan-funciona/

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *