Alimentos ricos em colágeno

O colagénio é uma proteína de origem animal. No corpo humano, é a proteína que se encontra em maior quantidade. Como todas as proteínas é uma corrente formada por elos (aqui elo é um aminoácido, os quais se repetem). Por sua vez, essas cadeias têm ligações entre si de modo a formar as fibras conhecidas (são esses cordões entrelaçados). Isso é fundamental para dar estrutura a um tecido, de modo a proporcionar força, flexibilidade. Se bem que quando nos dizem colágeno pensamos em produtos para a pele, não só se limita a estar presente nesse órgão (o mais extenso do corpo humano), mas em tecidos tão diferentes entre si como podem ser a gengiva ou até mesmo osso. Na medida que avança a vida se produz menos colágeno, o que leva ao envelhecimento. Os alimentos ricos em colágeno fazem com que esse processo seja mais lento.


Alimentos ricos em colágenoDevemos entender que podemos incluir na dieta alimentos ricos em colágeno (necessariamente de origem animal) ou alimentos que promovem a síntese de colágeno por parte de nosso organismo. Tenhamos em conta que é um fator conhecido que a dieta normal de um adulto não contém, em geral, as quantidades suficientes. Saber como satisfazer essas necessidades é fundamental.


Alimentos ricos em colágeno



  • Carnes de bovinos, aves, peixe, etc., Todas as carnes de origem animal, têm um conteúdo importante de colágeno


  • Há maior concentração de colágeno nas patas de porco, ou a pele dos bovinos

Alimentos que promovem a produção de colágeno pelo nosso organismo



  • Alimentos com alto teor de vitamina C. Quando pensamos em vitamina C pensamos mais que nada nos citrinos (laranjas, limas, limões, etc.) ou, sobretudo, o kiwi. O que nem sempre pensamos é que a carne de bovino também contribui com esta vitamina, além do próprio colágeno.


  • Vegetais. Espinafre, escarola, berinjela e todas as couves, favorecem a síntese do colágeno.


  • Alimentos com lisina e prolina (dois aminoácidos ). Tanto os lácteos, como o ovo e as carnes têm alto teor.


  • Frutos vermelhos. Pelo seu conteúdo em licopeno tem um papel fundamental na produção desta proteína.


  • Frutos secos. São muito bons para aumentar a produção de colágeno, e existem para todos os gostos. Nozes, avelãs, castanhas e sementes de toda a espécie, sempre podem incorporar-se ou sozinho ou mesmo em uma salada para dar textura.


  • Alimentos com um teor significativo de enxofre. Estes alimentos são muitos e muito diferentes: carnes de aves (que por si já possuem colágeno, que atuam por um mecanismo duplo), alho, cebola, salsa, tofu, café, amendoim, etc.

Como podemos ver, as possibilidades são muito grandes. O ponto mais importante é aprender a combinar estes alimentos ricos em colágeno. Não serão todos de nosso gosto, mas com certeza vários deles.


Um detalhe importante é que, apesar de o colágeno está presente como tal em produtos de origem animal, pode perfeitamente ser vegetariano e manter níveis adequados desta proteína, se se tiver o cuidado de fazer um aporte de alimentos que promovem o colágeno em forma suficiente.

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