Alimentos ricos em ferro

O ferro é muito importante para o metabolismo das células, devemos consumir alimentos ricos em ferro para manter uma boa saúde. O corpo humano deve manter-se uma proporção de 2 a 4 gramas totais no sangue, o que facilita o transporte e depósito de oxigênio nos tecidos, sintetizar o DNA, transmitir elétrons, e construir e fortalecer o sistema nervoso e imunológico. Quando há baixa de ferro no sangue, apresenta-se uma pele pálida, língua avermelhada, pouca energia e, eventualmente, pode levar à anemia.


Quase todos os alimentos à disposição para ser consumido contêm ferro, mas uns têm mais quantidade do que outros, o importante é a facilidade com que se absorvem no corpo e saber combiná-los. Todos aqueles de origem animal, são alimentos ricos em ferro e são absorvidos mais rapidamente na corrente sanguínea, mas balancearlos com dietas vegetais, proporcionam uma absorção mais eficaz e um efeito mais duradouro.

Alimentos ricos em ferro | Guia das Vitaminas

Gramas de proteína em 100 gramas totais do produto


Carnes vermelhas e cítricas. Não significa que devam comer simultaneamente, mas que ao ter uma dieta equilibrada podem ser reforçado os efeitos de um alimento e outro. Demonstrou-Se que beber um suco de laranja nas primeiras horas da manhã, ajuda a digerir e absorver melhor o ferro ingerido por carne na hora da refeição. O mesmo acontece com os alimentos ricos em ferro em todas as folhas verdes, como acelga (3g/100g), espinafre (4.1 g/100g), agrião, verdolagas; em companhia de lentilhas e grão-de-bico (7.1 g/100g), feijões e favas (6.7 g/100g), ervilha e cenoura (5.3 g/100g).

Alimentos ricos em ferro para a dieta saudável | O Guia das vitaminas

Os alimentos ricos em ferro , por excelência, serão então os provenientes de mamíferos, como res (3/100g), porco(3.7/100), carneiro, fígado, ovo, leite…, e em segundo lugar os alimentos do mar, como peixes, frutos do mar(1.7 g/100g); mesmos que contêm uma grande quantidade de ferro e ômegas. Em especial o bacalhau é um dos alimentos ricos em ferro que foi recomendado desde a antiguidade. Seguindo-se as amêijoas (24g/100g) e as sardinhas em lata (3.2 g/100g).

Alimentos ricos em ferro para a dieta saudável | O Guia das Vitaminas

Por último, encontramos os cereais como o 100%de fibras, na qual encontraremos até 12g/100g), sementes e frutos secos (4.2 g/100g), como alimentos ricos em ferro, mesmos que podem complementar uma tigela de frutas, liquefeito, sopa, ou enchimento para uma carne ou um frango. Alguns suplementos alimentares que estimulam o ferro do corpo: Mel de abelha, cera de abelha, vitamina E, chocolate amargo, chá verde, pêssego e morango.

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