Alimentos ricos em Iodo

O Iodo é um elemento essencial para o bom funcionamento da tireoide. Esta glândula, situada na parte dianteira do pescoço, é quem regula, nada mais e nada menos, do que todo o metabolismo do corpo. A relevância da mesma é fundamental, para que o seu mau funcionamento rapidamente se manifesta. Se o problema ocorre, por exemplo, no momento de nascer (a maioria dos países estudam por esse motivo a todos os recém-nascidos) produz problemas de crescimento sérios e graves, e até atraso mental. Se não temos quantidades suficientes de Iodo no nosso organismo, a tireoide não pode trabalhar como correspondente. Os alimentos ricos em Iodo devem estar presentes na dieta de pessoas de todas as idades.


Alimentos ricos em Iodono entanto, é importante destacar um fato para saber mais sobre os alimentos ricos em Iodo. Dada a relevância para a saúde de ter níveis de Iodo adequados, em muitos países, o sal de mesa é adicionada com Iodo. Nas lojas, podemos ver que diz sal iodada, mas há que saber que o sal comum, em muitos casos, já está adicionada.


Durante a gestação deve-se cobrir com especial cuidado a ingestão de alimentos ricos em Iodo. Para saber um pouco mais sobre o tema, há uma pesquisa muito interessante em iccidd.org.



  • Peixe. A carne de peixe oferece uma quantidade importante de Iodo. De facto, há que ter em conta que os seus derivados, como os óleos de peixe, têm grande quantidade de Iodo. Em especial, destacam-se o óleo de fígado de bacalhau, que foi muito popular em outras épocas, e agora não se usa tanto, mas é muito bom.


  • Frutos do mar. Todos os frutos do mar são fontes importantes de Iodo. De fato, podemos dizer com segurança que o mar é a fonte de alimentos ricos em Iodo mais importante de todas.


  • Algas. Uma única porção de algas traz 4 vezes o nível de necessidades diárias, o que se pode dizer que a sua hierarquia é máxima.


  • Vegetais. O alho traz boa quantidade de um mineral, mas outras fontes vegetais são importantes, como a acelga, espinafre, pepino, agrião (este é um vegetal muito rico em Ferro também) e o sempre presente em todas as listas de contribuições positivos: o brócolis.


  • Lácteos. Leite condensado e o leite em pó, contêm grandes quantidades de Iodo, de modo que uma parte dos mesmos cobre totalmente as necessidades diárias. Os queijos são excelentes, mas há que ter em conta que são muito variáveis em relação ao teor de Iodo. De todas formas, os que menos contribuem, já se cobrem 50% das necessidades, e em outros casos a 100 %. O iogurte é excelente também.


  • Cereais. O trigo e o centeio cobrem boa quantidade das necessidades diárias. O arroz também tem um bom conteúdo.


  • Feijões e lentilhas. Não só fornecem Iodo, mas uma boa quantidade de fibras, tão importantes na dieta.


  • Mirtilos e morangos, em ambos os casos, a contribuição é importante.

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