Alimentos ricos em magnésio

O magnésio é um elemento fundamental para a saúde uma vez que intervém em várias funções do nosso organismo. Manter os níveis adequados na nossa dieta depende de saber quais são os alimentos ricos em magnésio, de modo a tê-los presentes na nossa alimentação diária. Na realidade, como veremos mais adiante, são muitos os alimentos ricos em magnésio, de modo que não é difícil que façam parte da dieta diária, pois abrange quase todos os gostos pessoais possíveis. Isso sim, ter uma dieta variada requer de planejar as refeições, de modo a não repetir muito um nutriente em detrimento de outro.


Alimentos ricos em magnésioÉ importante ter em conta alguns dos principais benefícios do magnésio e de alimentos ricos em magnésio para a nossa saúde, para compreender a sua relevância. Intervém na forma chave na regulação da pressão arterial, de modo que previne a hipertensão arterial. É fundamental na regulação dos níveis de glicose no sangue, o que previne a diabetes de tipo II. Em ambos os casos, isso colabora com a prevenção das doenças cardiovasculares na forma indirecta, mas também o faz por mecanismo direto. É fundamental para o funcionamento dos músculos, mas por sua vez, é fundamental na formação do osso, o que previne a osteoporose. O funcionamento normal dos nervos do nosso corpo se relaciona com os níveis de magnésio. Por outro lado, é muito eficaz na prevenção da síndrome pré-menstrual.



  • Farelo de trigo , de aveia e de arroz. No primeiro caso, uma xícara de farelo de trigo cru satisfaz as necessidades diárias de 90 %. O farelo de arroz traz duas vezes e meia a necessidade diária, e o de aveia metade da sua necessidade diária.


  • Sementes de abóbora e melancia. Em ambos os casos se cobre amplamente as suas necessidades diárias com um único copo. O ponto com estes alimentos ricos em magnésio, é se acostumar a usá-los bem. Uma boa idéia é sumarla a saladas, algo que traz muita textura e sabor.


  • Chocolate. O chocolate costuma ocupar os primeiros lugares em todas as listas de aporte de nutrientes importantes, também é um dos alimentos ricos em magnésio. Neste caso, um chocolate escuro de boa qualidade cobre praticamente as necessidades diárias (se considerarmos uma barra de 100 gramas)


  • Sementes de linhaça, gergelim e girassol. Em todos os casos, a contribuição é muito relevante, mas o problema continua se acostumar a introduzi-lo na dieta normal de todos os dias, nada difícil de usar, mas que exige de modificar hábitos


  • Feijão preto, em especial, mas são vários os legumes que dão uma boa quantidade


  • Moluscos e frutos do mar. Em ambos os casos, fornecem boa quantidade de magnésio


  • Avelãs, nozes e amêndoas têm uma quantidade importante de magnésio


  • Dentro das carnes, a carne de vaca é a que tem maior contribuição, mas as outras também têm um teor de magnésio, mas não é tão relevante


  • Vegetais. Os vegetais de folha verde, são muito importantes alimentos ricos em magnésio em sua contribuição.

Manter níveis adequados de magnésio na dieta é fundamental, como já vimos. Para aprofundar os benefícios do magnésio recomendo ler este artigo em newsmax.com.

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