Alimentos ricos em potássio

Os alimentos ricos em potássio são: vegetais como o brócolis, a couve-flor, tomates, todo o tipo de carnes: frango, peixe, carne vermelha, produtos de soja, frutas como: banana, maçã, ameixa, uva, leite, iogurte, nozes, entre outros. Muitos alimentos contêm potássio.


A importância do consumo de potássio na dieta é imprescindível, já que traz diversos benefícios como:



  • Ajudar o bom funcionamento do coração

  • Regular a transmissão dos impulsos nervosos

  • Ajudar a tonificar os músculos

  • Fortalecer o cérebro

  • Age como purificador digestivo e intestinal

A ingestão de alimentos ricos em potássio é importante porque o corpo precisa deste mineral para: manter um crescimento normal do corpo (idades de desenvolvimento), para produzir proteínas, um nutriente essencial para o organismo, para desenvolver os músculos, para quebrar e utilizar os hidratos de carbono (carboidratos), para controlar o equilíbrio ácido-básico, entre outras funções.


Lista de alimentos ricos em potássio:


Alimentos de origem animal:



  • Frango: sem dúvida, a carne de frango é uma das mais consumidas, e fornece um alto conteúdo de vitamina, contém minerais como ferro, zinco, mas a sua maior fonte de fósforo e potássio.

  • Carne de porco: é considerado uma boa fonte de potássio, além disso, fornece proteínas, vitaminas B1, K, etc.

  • Carne: é um dos tipos de carnes mais apreciadas, é altamente nutritivo, e essa riqueza nutritiva vai depender do tipo de vaca que seja, mas sem dúvida é uma boa fonte de potássio.

  • Peixe: salmão, sardinha, bacalhau, são boas fontes de potássio, além de que são alimentos muito nutritivos.

carne_roja - alimentos ricos em potássio


Frutas altas em potássio


Essas frutas têm um conteúdo significativo de potássio:



  • Banana: é rica em potássio, magnésio, vitaminas A e B12, fibra, etc., seu consumo traz muitos benefícios para a saúde.

  • Melancia: sua maior contribuição é de água (90%), mas também é abundante em minerais como potássio, ferro, magnésio, fósforo, além disso, é uma fruta antioxidante.

  • Maçã: contribui para a água (85%), fibras, frutose, potássio, pectina, vitaminas C e e, aminoácidos, minerais. Traz diversas e extraordinários benefícios ao organismo.

  • Ameixa: dá-hidrato de carbono, vitaminas C e e, antioxidantes, sorbitol e porta potássio. Recomenda-Se seu consumo na dieta diária.

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Produtos hortícolas altas em potássio:



  • Brócolis: é uma boa fonte de vitaminas, e dentro de seu conteúdo mineral destaca-se o potássio, além disso, contém cálcio, zinco, magnésio, iodo, ferro.

  • Couve-flor: seu principal componente é a água, mas fornece fibras, hidratos de carbono, minerais, dos quais, principalmente, é o potássio, fósforo.

  • Papa: sua contribuição em animais não vacinados é de proteínas, lípidos, hidratos de carbono, vitaminas, e minerais nas quais está presente o potássio, entre outros como o cálcio, fósforo, magnésio.

  • Tomate: é uma boa fonte de potássio e magnésio, e baixo em calorias e rico em nutrientes.

alimentos ricos em potássio legumes


Outros alimentos ricos em potássio são:



  • Leite

  • Iogurte

  • Produtos derivados da soja

  • Frutas cítricas

  • Batata-doce

  • Feijões

  • País seco

Aconselha-Se o consumo de alimentos ricos em potássio, uma dieta equilibrada, as pessoas que sofrem de problemas renais devem consultar seu médico, os níveis altos como baixos são prejudiciais para a saúde.

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